segunda-feira, 19 de novembro de 2018      11:43
Brasão de Tambaú
Câmara Municipal de Tambaú

PORTAL DO CIDADÃO | Câmara Municipal de Tambaú

convite loa 2019

datas importantes

novas fotos

ouvidoria

atas

licitaes

relatorio atividade

 

NEWSLETTER

Receba novidades em seu e-mail:



Bandeira

bandeira

 

Vermelho: (goles)
Significa o heroísmo e a coragem, aliados à tenacidade dos pioneiros que para aqui vieram e se fixaram, bem como o esforço e o vigor de todos quantos continuaram e hoje contribuem pelo progresso geral.
Vermelho também representa o solo agrícola (Latosol roxo e vermelho escuro), base da nossa origem, caracterizada pelo primeiro pedido de concessão de terras, às margens do rio Pardo, para agropecuária, pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o “Moço”, no ano de 1726.
O café continua sendo o produto básico das terras da região. E as margens da estrada de ferro Mogiana, surgida em 1872, para transporte do café, ocorreu a fundação de Tambaú, pelo Capitão David de Almeida Santos, a 27 de julho de 1886, elevada a Distrito, em 25 de agosto de 1892.
A riqueza do solo, permitindo segurança econômica, trouxe ainda a emancipação política e elevação a Município a 20 de agosto de 1898, com auxílio de Alfredo Guedes. Vermelha também é a argila, que a partir de 1917, deu à cidade de Tambaú, nova vitalidade: sua indústria cerâmica.
Graças à cerâmica, o município ganhou nova estratificação, consolidado com a instalação da Comarca, a 8 de novembro de 1964.

 

Branco: (prata)
É a firmeza de intenção do povo, sobrevivendo em paz com a recíproca “Labor et Religio”, pureza de fé e vida sem preconceitos. Branco representa ainda o solo arenoso dos campos e cerrados (Latosol vermelho, amarelo e Regosol), que sempre aqui existiram. Nos tempos primitivos, acredita-se que essas terras serviam de caça aos índios, que tinham como manancial, o riacho “ta-mba-y”, que cortava a terra sertão, hoje nosso município. 

A prova disso está na própria toponímia tupi da corrente “Tambaú” ou rio das Conchas, que dominou as terras vizinhas, como menciona Taunay no “Retirada da Laguna”, ou pelos muitos objetos de pedra (almofariz, machados, pontas de flechas, e outros), encontrados nas propriedades rurais.

 

Azul: (blau)
É a cor devoção, fidelidade aos princípios, amor à Pátria, características do povo tambauense. São atributos que conduzem Tambaú com orgulho, pois toda sua estrutura e cultura se forjaram pela perseverança dos ideais – simples, sinceros, pacíficos e responsáveis, principalmente nos tempos atuais, no Brasil de hoje, repleto de entusiasmo, serenidade e confiança.

 

Vermelho púrpura: (facho do archote)
Quer dizer sabedoria, fruto das escolas e da orientação inteligente, assimiladas durante a vida.

 

Amarelo ouro: (estrelas)
Simboliza nobreza, magnanimidade, integração na Pátria comum, de todos os brasileiros.

INFORMAÇÃO













Próxima
Sessão Ordinária

19/11/2018


projeto_visite_camara






Total de Acessos: 493.263
desde 11/08/2017

PORTAL DO CIDADÃO | Câmara Municipal de Tambaú | Voltar ao Topo

Rua Santo Antônio, Nº 102  CEP: 13.710-000 - Tambaú – SP Fones: (19) 3673-1701 / 3673-3601 

secretaria@camaratambau.sp.gov.br - Secretaria

ascom@camaratambau.sp.gov.br - Jornalismo

contabilidade@camaratambau.sp.gov.br - Contabilidade

CÂMARA MUNICIPAL DE TAMBAÚ
Todos os direitos reservados

Sites para Câmaras