domingo, 27 de maio de 2018      03:48
Brasão de Tambaú
Câmara Municipal de Tambaú

PORTAL DO CIDADÃO | Câmara Municipal de Tambaú

datas importantes

loa 2018

loa 2018

convite ppa 2018 20221

novas fotos

projeto plano plurianual 2018

projeto lei 2018

ouvidoria

atas

licitaes

relatorio atividade

 

NEWSLETTER

Receba novidades em seu e-mail:



Linguagem usual da Câmara

Índice do Artigo
Linguagem usual da Câmara
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Page #
Todas Páginas

 

A

Abstenção – Possibilidade de o parlamentar recusar-se a tomar parte na votação, registrando simplesmente abstenção no sistema eletrônico de votação do Plenário. Equivale a um voto em branco. Não tem efeito sobre o resultado final da votação e é computado exclusivamente no quorum de presença exigido para a validação da deliberação.

Ação direta de Inconstitucionalidade (ADIN) – É a ação que tem por finalidade declarar que uma lei ou parte dela é inconstitucional, ou seja, contraria a Constituição Federal. Podem propor a ação: Presidente da República; Mesa do Senado Federal; Mesa da Câmara dos Deputados; Mesa da Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; Governador de Estado ou do Distrito Federal; Procurador-Geral da República; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; Partido político com representação no Congresso Nacional e a Confederação sindical ou entidade de classe no âmbito nacional.

Ação popular – Instrumento constitucional à disposição de qualquer cidadão que deseje pleitear judicialmente a anulação de atos administrativos ou contratos lesivos ao patrimônio público, à moralidade administrativa e ao meio ambiente.

Acordo de Lideranças – Consenso entre líderes das bancadas partidárias numa Casa Legislativa sobre as matérias em discussão.

Adiamento de discussão – A discussão de uma proposição pode ser adiada para atender a uma das seguintes finalidades: audiência de comissão que não tenha se manifestado sobre a matéria; reexame da mesma pela comissão ou comissões; realização da discussão em dia determinado; preenchimento de formalidade essencial ou, ainda, diligência considerada imprescindível ao seu exame. Quem decide sobre o adiamento da discussão é o Plenário, a requerimento de qualquer senador ou comissão. Projetos em regime de urgência não podem ter a discussão adiada, salvo os que tramitem em regime de urgência nos termos do art. 336, III, que somente podem ser adiados para realização de diligência, e mesmo assim por no máximo quatro sessões.

Agenda – Relação de atividades do dia a dia que informam data e horário de eventos, reuniões, encontros, sessões e outros. 

Anais – Registro de fatos históricos em ordem cronológica.

Anistia – Na área criminal, perdão concedido geralmente a crime político, por meio de lei federal. Há também anistia fiscal, relativamente a impostos, taxas e contribuições, mediante lei específica federal, estadual ou municipal

Aparte – Interrupção, breve e oportuna, do orador que está usando a palavra na tribuna para indagação, comentário ou esclarecimento relativo à matéria em debate.



INFORMAÇÃO













Próxima
Sessão Ordinária

04/06/2018


projeto_visite_camara






Total de Acessos: 218.812
desde 11/08/2017

PORTAL DO CIDADÃO | Câmara Municipal de Tambaú | Voltar ao Topo

Rua Santo Antônio, Nº 102  CEP: 13.710-000 - Tambaú – SP Fones: (19) 3673-1701 / 3673-3601 

secretaria@camaratambau.sp.gov.br - Secretaria

ascom@camaratambau.sp.gov.br - Jornalismo

contabilidade@camaratambau.sp.gov.br - Contabilidade

CÂMARA MUNICIPAL DE TAMBAÚ
Todos os direitos reservados

Sites para Câmaras