Fonte :

sábado, 10 de dezembro de 2022      -2:53
Brasão de Tambaú
Câmara Municipal de Tambaú

PORTAL DO CIDADÃO | Câmara Municipal de Tambaú

Município de Interesse Turístico

 leis municipais

 

novas fotos 

convite audiencia publica

loa 2023

audiencia lado 2023

ppa 2022

lista vereaores

 atas novo

ouvidoria

licitaes

 

 
 

NEWSLETTER

Receba novidades em seu e-mail:



Barra

Home Brasão

Brasão de Tambaú

Braso Tamba

 

O Brasão de Tambaú, criado pelo historiador, escritor e poeta, Sebastião Alicio Sundfeld (Sebas). O Brasão é formado pelo Escudo português, redondo, mantelado (dividido em três partes), encimado pela Coroa Mural das Cidades. Como fundo, o azul (blau) e o vermelho (goles).
O azul representa o céu, devoção, justiça, fidelidade, nobreza, amor à Pátria, perseverança e sinceridade. O vermelho, lembra a fibra e heroísmo com que os fundadores souberam trabalhar pelo progresso da cidade.
No “cantão esquerdo”, está o símbolo de rio, no caso representando o rio Tambaú ou Rio das Conchas, que deu nome à cidade. Tambaú, na linguagem tupi, tamba = tambá = aquilo que é “côncavo”, denominação indígena à concha bivalve. V = Y = “sufixo determinativo de água”, “curso de água ou rio”, significa, em síntese, rio das Conchas.
No “cantão direito”, o símbolo da indústria representando em conjunto, todas as indústrias que a cidade possui, caracterizando-a.
No “termo do escudo”, situa-se o desenho da Igreja de São José, com seu Cruzeiro, símbolo da fé cristã do povo e, principalmente, símbolo local do grande movimento sócio-religioso que constituiu fato único, responsável pela repercussão do nome de Tambaú em todo mundo.
Com o advento do novo Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, na praça Padre Donizetti, a Igreja de São José, com seu Cruzeiro, desapareceu. Mas está resgatada, no Brasão da cidade, a imagem do local que foi palco de um dos maiores eventos sócio-religiosos ocorridos no Brasil, em torno do Padre Donizetti Tavares de Lima e Nossa Senhora de Aparecida.
Como “suportes”, à direita (destra) e à esquerda (senestra), ramos de café representam a primeira produção da zonal rural do município e que permanece como a principal atividade da lavoura permanente, desde sua fundação.
Como “divisa”, o lema “Labor et Religio” (Trabalho e Religião), tendo à senestra a data de fundação de Tambaú (1886) e à destra, a data de sua emancipação política (1898).

 

INFORMAÇÃO













Próxima
Sessão Ordinária

05.12.2022






Total de Acessos: 16.090.101
desde 11/08/2017

PORTAL DO CIDADÃO | Câmara Municipal de Tambaú | Voltar ao Topo

Rua Cel José Vilela, 301, Centro -  CEP: 13.710-000 - Tambaú – SP Fones: (19) 3673-1701 

secretaria@camaratambau.sp.gov.br - Secretaria

ascom@camaratambau.sp.gov.br - Jornalismo

contabilidade@camaratambau.sp.gov.br - Contabilidade

CÂMARA MUNICIPAL DE TAMBAÚ
Todos os direitos reservados

Site para candidatos, vereadores e prefeitos.